Contato
Menu
Menu
HOME EMPRESA CURSOS AULAS CONTATO
O QUE É PILATES?

História do Método Pilates

 

 

 Joseph Humbertus Pilates nasceu em 1880 na Alemanha. Teve uma infância delicada e doentia, sofria de asma, febre reumática e raquitismo. Joseph começou a explorar alternativas para superar suas inaptidões físicas. Deu inicio a intensos estudos e práticas em cultura física, ioga, meditação Zen, artes marciais, ginástica, esqui, mergulho, boxe. Em 1912 com 32 anos, juntou-se a um grupo de acrobatas chineses, logo depois foi para Inglaterra onde se tornou pugilista profissional e professor de defesa pessoal da policia britânica. 

                        Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, ele foi prisioneiro em campo de batalha como um estrangeiro inimigo, onde decidiu investir o “tempo livre” para desenvolver suas idéias sobre saúde e forma física e cuidar de seus companheiros de cárcere. 

Utilizava camas e outras peças do imobiliário para confeccionar protótipos de equipamentos vistos nos estúdios atualmente. Em 1918, uma epidemia do vírus influenza ocorrido na Grã-Bretanha matou milhares de pessoas, porém seus companheiros de cárcere, que passaram pelo seu treinamento nada sofreram.

 Em 1926, com 46 anos, emigrou para América, onde começou vida nova na cidade de Nova Iorque. Foi durante a viagem que ele conheceu sua futura esposa, Clara Pilates. Fundado no mesmo edifício do New York City Ballet abriu seu primeiro estúdio, onde atraiu muitos dançarinos de elite, da região, pois seu método complementava o treino tradicional da dança.

 Pilates denominava seu método de Contrologia ou Arte do Controle, ou seja, a capacidade que o ser humano tem de se mover com conhecimento e domínio do próprio físico, apresentando uma completa coordenação do corpo, mente e espírito. Utilizando de princípios específicos para promover a integração corporal: concentração, centro de força (Powerhouse), fluidez, precisão, respiração e controle dos movimentos.

 Joseph Pilates teve vida longa e saudável, faleceu aos seus 87 anos, em conseqüência de um incêndio em seu estúdio. Na tentativa de salvar seus aparelhos, enfrentou a fumaça, mas acabou por inalar grande quantidade de gases tóxicos. Sua esposa deu continuidade a seu trabalho, disseminando-o através de seus alunos.

 Após varias décadas o Método Pilates cresceu por todo o mundo e hoje em dia sua prática não visa apenas à promoção da saúde e qualidade de vida, mas é utilizado como forma de atividade física, reabilitação e estética corporal.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS
Pilates Completo - Turma I
20,21 & 27,28 de Janeiro
8:00 as 18:00
Pilates Completo - Turma 12
09,10 e 16,17 de Dezembro
8:00 as 18:00
Parceria Meta Life
R. Campos Salles, 1818 - Vila Independência - Piracicaba / SP
Ed. Campos Salles - 1º andar - Sala 14
(19) 3036-0166 / 0800 - 8810910
contato@escolapilates.com.br
Siga-nos